002

Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz.

2 comentários:

  1. Que ninguém diga "estou velho demais pra mudar"; ou, como o jovem, que diz "já sei tudo". Por estas razões é que, na ignorância, tanto o jovem quanto o velho são iguais, do mesmo modo que ambos tem, por consequência, chance de aprender.

    ResponderExcluir
  2. Pensar sabedoria, em Epicuro, é delicioso. Considero não apenas um ensinamento filosófico, mas percebo um certo ludismo, mesmo. O comentário acima ilustra bem... tanto o jovem quanto o velho são iguais na ignorância. Igualmente podem aprender.

    Importante é despertar prá isso tudo, desvinculando sempre do tempo. Na questão de conhecimento, aprendizado, tempo é acessório que beira a inutilidade. Me permito, sempre, pensar de maneira atemporal. Enquanto existe vida existe aprendizado.

    ResponderExcluir