Receitas Epicuristas

Como um dos prazeres Epicuristas consiste em comer bem - e de modo simples, vamos abrir aqui uma seção de "Receitas Epicuristas". Uma regra bem simples: tente fazer do modo mais barato e mais simples possível; use, no máximo, 3 ingredientes; e por fim, faça como bem entender. :)

21 comentários:

  1. Uma bem simples: faça macarrão, e dissolva um pedaço de gorgonzola (uns três dedos de largura) numa caixa de creme de leite. Está pronto! :)

    ResponderExcluir
  2. suco de laranja + vodka(01 dose) + gelo triturado = simples e prazeroso.

    ResponderExcluir
  3. Leite Russo => 4 bolas de sorvete de creme ou baunilha, vodka ao gosto do epicurista. Bata o sorvete em um liquidificador ou mixer até diminuir a consistência do sorvete, acrescente a vodka na quantidade desejada. Uma boa companhia, uma boa música e... puro prazer.

    ResponderExcluir
  4. Vale comentar que Epicuro, mais que filósofo, atualmente é molho. Isso mesmo: molho. Em diversas opções para um prato especial em companhia especial.

    www.epicuro.com.br

    ... em tempo, experimentei o de sementes de maracujá num sanduiche de salmão: próximo do que considero perfeição.

    ResponderExcluir
  5. Pêras ao chocolate: descasque duas pêras d'água vermelhas (Anjou) e coloque para cozinhar em fogo baixo, retirando-as quando estiverem bem macias - o tempo pode variar por questão da fruta - portanto, de olho enquanto cozinha as pêras.

    Enquanto espera o cozimento, dissolva meio tablete de chocolate amargo, de boa qualidade, em uma lata de creme de leite - mexendo sempre, fogo baixo. A consistência seria de um ganache mais líquido.

    Coloque as pêras em taças baixas e cubra com o ganache.

    Porção prá duas pessoas. Antes e/ou durante e/ou depois... perfeito.

    Multiplique o prazer depois das pêras... um Porto Branco ou um espumante meio-doce.

    ResponderExcluir
  6. Macarrão à carbonara:
    Uma caixa de creme de leite ou molho branco; bacon; queijo parmesao ralado. frite o bacon (não muito, picado, pois ele rouba o sabor das coisas:), depois jogue o creme por cima em fogo brando e dilua um saco de queijo. pronto. :)

    ResponderExcluir
  7. batata com molho carrapicho;
    frite as batatas. uma caixa de creme de leite, em fogo brando, dilua uma porção de parmesão ou provolone (escolha um dos dois) e jogue salsa. só molhe a batata no molho e pronto. :) para os chiques, pode se colocar um pouquinho de curry (tempero indiano pronto) na mistura.

    ResponderExcluir
  8. Feijão:
    me recuso a comer, exceto se for feito por pessoas que vivem de fazê-lo. ele demora muito tempo pra ficar pronto, e prende uma mulher por dia na cozinha. como feijão de lata e "enveneno" com temperos e uma linguiça fatiada e frita. Afinal, se libertarmos essa mulher da cozinha, ela pode estudar o que quiser...até mesmo culinária, se preferir. Mas ser independente é uma condição fundamental. :)

    ResponderExcluir
  9. Anchova:
    uma comida meio cara, por isso não necessariamente epicuritsta, mas interessante. São pequenos peixes com um sabor forte e temperado, encontrado em latinhas como de sardinha. Uma latinha dá bem pra duas pessoas, porqueo sabro é beeem forte. então, um jantar simples e fofo: batatas cozidas, regadas com molho de salada, e anchovas. só isso! um pãozinho pra acompanhar, claro. a melhor bebida é vinho branco, seco; e lá se foram os 3 ingredientes...rsssss

    ResponderExcluir
  10. sugestão de drink estiloso: Natureza Morta...

    absinto, folhas de hortelã frescas, abacaxi esmagado, suco de limão e soda.

    quantidades variam por gosto pessoal e, claro, tamanho dos copos... vale lembrar que absinto tem teor alcoolico alto, ok?

    e lá se foram os tres ingredientes... perdão, epicuro... mas considero justificável.

    ...

    ResponderExcluir
  11. Outra receitinha mais assim... mainstream, longe do meu mundo dark: Kir e Kir Royal.

    Kir: vinho branco sêco (gelado) e licor de cassis.

    Kir Royal: champagne gelado (sec, demi-sec ou brut) e licor de cassis.

    ah, claro... o terceiro ingrediente = aquela pessoa especial.

    ...

    ResponderExcluir
  12. Gostei da idéia do ingrediente especial....concordo plenamente, e acho que Epicuro diria o mesmo: com as pessoas que nos são caras, até mesmo água vira outra coisa. :)
    Porém.....pessoas com chantily são ótimas, mas não pode usar muito, se não fica enjoativo; quanto ao mel, gruda nos(nas) peludinhos(as). rsss

    ResponderExcluir
  13. Uau, bem lembrado comentar da água.

    Imaginem (e, claro, pratiquem) meios alternativos no uso de águas estilo H2O e Fresh... vivências pessoais permitiram que eu comprovasse que sob determinadas experimentações elas permitem agregar em si mesmas o delicado e delicioso gosto de sua eleita.

    Bom, mesmo não ficando explicitado nos textos de Epicuro, me permiti a autonomia de acreditar que experimentos deste nível estariam inseridos em linhas ocultas nos ensinamentos epicuristas... rsrsrsrsrs.

    Disso eu entendo que: pessoinha especial + H2O = felicidade.

    abs.

    ResponderExcluir
  14. Tomate cereja vinagrete

    Vamos precisar de uma bandeja de tomates cereja, vinagre balsâmico, sal, pimenta do reino e manjericão.

    Colocamos os tomatinhos em uma frigideira grande o suficiente para que os tomatinhos não fiquem amontoados. Levamos ao fogo baixo para que queimem - mas ATENÇÃO... não mexa enquanto eles estão no fogo, certo?

    Quando estiverem com a pele bem queimada, aumente o fogo e junte vinagre balsâmico em quantidade suficiente para envolvê-los na frigideira. Acrescente uma correção de sal, pimenta do reino ao gosto e folhas frescas de manjericão.

    Tão logo o molho fique espesso, apague o fogo e está pronto. Pode servir quente ou frio e fica muuuuuito bom.

    Algumas dicas sobre o preparo:

    - Não mexa nos tomates cereja enquanto eles "queimam", pois isso provoca a perda de líquidos... a intenção é preservar o suco da fruta e igualmente preservar o sabor.

    - Apesar de uma das faces do tomate ficar "queimada", o sabor após o preparo é surpreendente.

    - A quantidade de vinagre balsâmico é aleatória, por aqui utilizamos 3/4 de xícara de chá.

    Ficou delicioso acompanhando um beef á cavalo... portanto, bom apetite.

    ----

    ResponderExcluir
  15. Purê troo... bem oldschool mesmo:

    Ingredientes: 1 kg de batatas, 1/2 kg de queijo (a receita pede queijo de cabra, mas pode utilizar mussarela mesmo), 1 caixinha de creme de leite, 3 colheres de manteiga bem generosas. Sal ao seu gosto, lembrando que o queijo pode enganar quanto ao sal.

    Dica: a proporção é sempre esta... 2 partes de batatas prá 1 de queijo.

    Cozinhe as batatas, passe por peneira ou espremedor (lembrando que com peneira fica mais gostoso). Coloque o purê em uma panela, junte a manteiga e mexa até derreter completamente, acrescente o creme de leite, mexendo sempre. Prá finalizar, junte o queijo ou a mussarela, mexendo sempre. Sirva a seguir. Acompanha uma carne vermelha ou, claro, use a criatividade e desfrute com muito prazer.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que está receita tenha muito coisa parecida com o pensamento Epicurista.
    É uma receita barata, não vai cerne, e faz muito bem para saúde.
    O ratatouille
    Ingredientes
    3 tomates
    1 abobrinhas
    2 berinjelas
    2 dentes alho
    1 beteraba
    Basilicão ou salsa
    óleo de gergelim da um sabor especial
    Sal e pimenta
    Como de fazer
    Coloque as berinjelas cortadas em fatias, no fundo de uma panela de preferência de ferro, untada com o óleo de gergelim.
    Sobre as berinjelas os tomates cordados em pedaços grandes.
    Sobre os tomates as abobrinhas cortadas em fatias dos demais ingredientes.
    Os alhos amassado e os temperos devem ser colocados no centro da panela, junto com sal a gosto e pimenta a gosto.
    Deixe em fogo cozinhar em fogo baixo, acrescente água quando preciso, pois os próprios ingredientes iram soltar seus sucos.
    Os vegetais devem ficar tenros.
    Acompanhamento para beber, um vinho de boa qualidade branco, ou um soco de abacaxi.
    obs. uma opção é fazer uma boa quantidade, na primeira servida coma os vegetais com o caldo, após depois de guardar na geladeira, o caldo vai se unir aos vegetais de irá ficar com a textura de um creme, pode servir de acompanhamento em outro prato, com pode ser servido com toradas.

    ResponderExcluir
  18. H20 = dois homens e uma gordinha. adorei a idéia!

    ResponderExcluir
  19. Na intenção de esclarecer dúvidas sobre aula de Lógica: eis a receita do bife á cavalo.

    A tradicional e aceita... rsrsrsrs.

    Ingredientes: óbviamente, o bife. Quantidades suficientes para os convidados. Recomendo uma carne macia cortada em fatias grossas. Fatias de pão próximas do tamanho dos bifes e ovos igualmente na quantidade suficiente para os convidados.

    Frita-se o bife com pouco azeite ou manteiga, tomando atenção para a frigideira ou grelha estarem em temperatura bem alta - a intenção é grelhar ou fritar a camada exterior do bife mantendo a parte interna avermelhada. Claro, tempera-se o bife sómente com pouco sal, ok?

    Toma-se o cuidado de tostar as fatias de pão e, conforme os bifes fiquem "ao ponto" coloque-os sobre as torradas. Pode-se utilizar, para tostar o pão, manteiga aromatizada com ervas, o que proporciona um sabor único ao prato.

    Fritam-se os ovos, tomando o cuidade de não perfurar as gemas e claro, o ponto de fritura é questão individual... gema mole ou dura... mas atenção: usar sempre azeite e pouco sal prá não tirar o sabor do prato pronto, onde sabores se misturam.

    Sugestão para completar o prato é um molho acebolado. Pode ser feito no recipiente utilizado para fritura dos bifes, pois a cebola, em fatias finas, absorve o "caldo restante" dos bifes.

    Ou, igualmente saboroso, fazer um refogado com tomates sem pele e sementes, bem picados. Claro, usando para o refogado básico, azeite, alho ao gosto pessoal de cada um, pouco sal e um toque final com alcaparras ou ervas diversas (no caso das ervas, jogar já quando se finaliza o molho).

    Bom apetite.

    abs.

    ResponderExcluir
  20. Brigadeiro... ninguém lembroo dele???

    Uma lata de leite moça!
    uma colher de manteiga ou margarina sem sal!
    3 colheres de cacau em pó!

    cozinhar por 10 minutinhos ou ateh desgrudar do fundo da panela!


    dica:

    se vc tem um jantarzinho romanticoo:
    mais uma lata de creme de leite sem soro, mistura no brigadeiro morno e... tcharamm...

    morangos e um aparelho de fondue e está pronta a sobremesa facinhooo!!!

    ResponderExcluir